sexta-feira, 11 de maio de 2012

As manifestações artísticas e culturais


Mostra de Artes em comemoração aos 70 anos do nome de Goiatuba. 
Foto: Copyright by Wolney Tavares

As festas, músicas e danças, entre outras coisas fazem parte do folclore do município e região. Algumas manifestações culturais se tornaram tradição em nosso município tais como: O Carnatuba (carnaval popular da feira coberta), a festa de Exposição Agropecuária desde 1.970 (Hoje Expoagro), festas religiosas, a mais antiga da cidade ( desde 1892) do Padroeiro de São Sebastião, de São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade, Rainha da Paz. No Distrito de Marcianópolis a festa de Santa Rita de Cássia, no Aglomerado de Santo Antônio realiza-se a festa de Santo Antônio, no Aglomerado da Venda Seca a festa de São João, etc.
As folias de Reis também são bastante populares em alguns bairros da cidade e zona rural. Muitas festas ainda conservam as suas características originais, outras foram adaptadas. Uma vez no ano as escolas municipais e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizam o “MOMENTO CULTURAL”  onde é apresentado uma diversidade de assuntos artístico-culturais. As festividades juninas também são promovidas pelas escolas no município, como também por grupos voluntários da comunidade que trabalham o folclore. A semana da cultura, que abre oportunidade para os artistas da cidade com exposição de suas obras e apresentações artísticas.
"Observa-se que a distância que separa o brasileiro das atividades culturais não é determinada principalmente pelo alto preço cobrado pelos ingressos ou livros, como muitos imaginam. A maior parcela de culpa vai para a falta de hábito associada ao pouco interesse ou apreço por esses programas. E isso afeta todas as faixas sociais, inclusive a elite, representada pelas classes A e B. Por isso mesmo, a maioria da população não tem a menor intenção de mudar de atitude”. (marinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário