sexta-feira, 11 de maio de 2012

A miscigenação cultural


          “A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos, principalmente raciais, lingüísticos, religiosos, históricos, culturais e artísticos”.

          Não se forma um conceito estável de etnia, podendo mudar com o passar dos momentos. O aumento da população, o contato de um povo com outros possibilita a miscigenação cultural e pode provocar mudanças numa determinada etnia. Além da ajuda cultural que possam ter trazido para nós, são três as etnias matrizes em Goiás: Índios, brancos e negros.

a) O índio já estava aqui, o possuidor das terras, protegendo seus domínios e sua liberdade. Procurado para ser doutrinado ou aldeado, esses silvícolas recuavam sempre do convívio com os "civilizados".

b) Os bandeirantes (tidos como homens brancos), aqui chegando, procuraram instalar-se como nobre civilizadores. Adotando usos e costumes da nobreza, deixava o trabalho para os braços escravos. A eles, eram atribuídas as riquezas e o poder no desempenho dos cargos públicos. As vezes para eles, era mais digno ser um pedinte do que se submeter ao afazeres.

c) A princípio o negro veio, escoltando seus senhores bandeirantes. Mais tarde, é que vieram diretamente da África, já com a permissão e o estímulo às práticas beatificantes dos cristãos. Organizava-se em irmandades ou confrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário